Além da audição realizada pela porção periférica da orelha (orelha externa, média e interna), nós também temos o processamento da audição em toda a via neural até o cérebro, denominada como Processamento Auditivo Central (PAC).
É em nosso cérebro que os sons que escutamos serão analisados e interpretados, nos casos em que há dificuldade nesse processamento do som, é aplicado pelo Fonoaudiólogo os testes de habilidades auditivas e posteriormente, se comprovada a alteração, um plano de Treinamento Auditivo é estabelecido para as habilidades alteradas.
O Transtorno do Processamento Auditivo Central é uma alteração na audição que prejudica a análise e/ou a interpretação dos padrões sonoros.
Alguns sinais de alerta para TPAC são: queixa escolar (relacionada à aprendizagem), alterações de fala e linguagem, queixas ligadas à atenção (dificuldade de concentração, falta de atenção e/ou repetição da mensagem inúmeras vezes), hiperatividade, histórico de otites na infância e queixas relacionadas à memória.
Nos casos em que a avaliação diagnóstica aponta alteração das habilidades auditivas, é necessário realizar um treinamento auditivo para melhorar tais habilidades.
No Centro Capaz oferecemos o melhor para você e sua família.
Todas as etapas e processos com cuidados especializados, desde o diagnóstico até a reabilitação, sendo realizado com profissionais qualificados!
O processamento dos sons recebidos por meio da audição envolvem diferentes habilidades auditivas, sendo elas: detecção, discriminação (resolução temporal, resolução de frequência), localização, ordenação temporal, identificação de sons no silêncio, identificação de sons de redundância reduzida (fechamento) e identificação de sons no ruído (figura-fundo). Quando duas ou mais dessas habilidades estão alteradas, o treinamento auditivo é indicado.
Após a avaliação, é realizado o planejamento do treinamento auditivo caso a caso, sendo embasado nos resultados dos déficits apresentados e outros dados relevantes da história clínica do paciente. A intervenção tem como objetivo diminuir os impactos do TPAC no cotidiano do paciente e maximizar sua autonomia nos ambientes ao qual está inserido. Durante as sessões de treinamento, será trabalhado o desenvolvimento das habilidades auditivas e a otimização da comunicação.
A avaliação do Processamento Auditivo Central tem como objetivo a avaliação identificar as alterações nas habilidades auditivas e quais seus impactos na vida das pessoas. Sendo composta por testes que avaliam as habilidades auditivas de detecção, discriminação, localização, reconhecimento, compreensão, atenção seletiva e memória, através da simulação de situações do dia a dia com estímulos de fala e sons. Para tal avaliação, é necessária a colaboração do paciente para responder aos testes e além disso, nos casos de avaliação infantil, leva-se em consideração que as vias auditivas amadurecem até os 12 anos de idade e por esse motivo, ao realizar avaliação dentro dessa faixa etária, nem sempre todos os testes poderão ser aplicados.
Realize todas as avaliações em um único lugar!
Sim, uma das queixas mais comuns em pessoas com habilidades auditivas alteradas é o fato de escutar, mas não conseguir processar o que foi dito.
Não, todos os testes consistem em estímulos sonoros em altura audível e são indolores.
O exame de audiometria é realizado pelo fonoaudiólogo.
Sim, a bateria de testes auditivos é capaz de detectar todos os graus de perda auditiva e inclusive descartar a perda auditiva.
O Centro de Avaliação e Reabilitação CAPAZ, está localizado na Zona Oeste de São Paulo e desde 2010 realiza diversos tipos de atendimentos e procedimentos Auditivos e Fonoaudiológicos com excelentes profissionais.
Rua Cerro Corá, 1189
Alto da Lapa – São Paulo – SP
Atendimento:
Seg à Sex das 8h às 19h
Sábados das 8h às 12h
© 2022 São Paulo – SP – Brasil | Centro Capaz – CNPJ: 11.550-005/0001-55
Desenvolvimento: Agência Modelo Digital
Atendimento