O Processamento Auditivo (PA) é o conjunto de habilidades auditivas necessárias para que o indivíduo compreenda a mensagem. É a interpretação que o cérebro faz do som ouvido, ou seja, o Processamento Auditivo é aquilo que fazemos com o que ouvimos.
Segundo a ASHA (1995) Processamento Auditivo é o conjunto de processos e mecanismos que ocorrem dentro do sistema auditivo em resposta a um estímulo acústico e que são responsáveis pelos seguintes fenômenos: localização e lateralização do som, discriminação e reconhecimento de padrões auditivos, aspectos temporais da audição, incluindo resolução, mascaramento, integração e ordenação, performance auditiva com sinais acústicos competitivos e com degradação do sinal acústico.
TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
A alteração do Processamento Auditivo Central refere-se a um transtorno auditivo em que há impedimento da habilidade de analisar e/ou interpretar os sons. A queixa mais característica desse transtorno, entretanto, é a dificuldade de ouvir em ambientes acústicos desfavoráveis (ruidosos, com vários interlocutores ou com distorção da mensagem falada), mesmo em indivíduos com exame de audiometria normal.
Um transtorno no Processamento Auditivo Central só pode ser detectado por meio de testes específicos que avaliem a função auditiva central.
As características mais comuns dos indivíduos com o transtorno são:
- Dificuldades de aprendizagem;
- Dificuldade de comunicação oral e/ou escrita;
- Dificuldade em compreender o que lê;
- Dificuldade de compreensão em ambientes ruidosos;
- Indivíduos agitados ou hiperativos;
- Comportamento impulsivo;
- Dificuldade de organização e sequenciação de estímulos verbais e não-verbais;
- Respostas inconsistentes aos estímulos auditivos recebidos;
- Tempo e atenção reduzido;
- Ansiedade e estresse quando escuta;
- Facilmente distraído;
- Dificuldade em seguir direção;
- Dificuldade para lembrar informações auditivas;
- Se atrapalham ao contar uma história ou dar um recado.
AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
Depois da Avaliação do Processamento Auditivo Central, caso seja diagnosticado o transtorno, será necessário iniciar o Treinamento Auditivo. Esse treinamento é diferenciado de acordo com cada caso, envolvendo as habilidades auditivas de localização, memória, atenção seletiva, fala e linguagem, desenvolvendo estratégias de estimulação, baseando-se nas necessidades individuais de cada paciente dependendo da natureza, das manifestações funcionais e do grau do problema.
Além do Fonoaudiólogo, em alguns casos, a reabilitação deve ser planejada e realizada por diversos profissionais, tais como neurologista, psicopedagogo e psicólogo.