EQUILÍBRIO CORPORAL
O Equilíbrio Corporal é uma função sensório-motora que visa estabilizar o campo visual e manter a postura ereta. Ele depende de três sistemas:
Sistema Visual: Informa sobre a posição e movimentação do corpo no ambiente.
Sistema Proprioceptivo: Transmitindo as informações dos músculos e articulações para o cérebro e definindo o posicionamento do nosso corpo no espaço.
Sistema Vestibular (Labirinto): Informa ao cérebro todos os nossos movimentos de cabeça.
Quando o cérebro não recebe informações de um ou mais sistemas, ocorre conflito na integração das informações vestibulares, visuais e proprioceptivas, gerando o Desequilíbrio Corporal e a Tontura.
TONTURAS
A Tontura é o resultado do conflito de informações dos sistemas que garantem o Equilíbrio Corporal, é uma ilusão de movimento, que pode adquirir inúmeras características, como o desequilíbrio, a vertigem e sensação de flutuação. Ela pode acometer crianças, adolescentes, adultos e idosos. Os sintomas mais comuns são: desvio de marcha, desorientação espacial, dores de cabeça, náuseas, palidez, pré-síncope, síncope (desmaios), vômitos, dificuldade de concentração, desequilíbrio ou quedas, sensação de flutuação, zumbido, dificuldade de ouvir e dores na coluna cervical.
Na maioria dos casos, a Tontura tem origem em alterações labirínticas, mas também pode ser devido a distúrbios psíquicos, visuais, neurológicos, vasculares ou metabólicos. Sua intensidade pode ser leve, moderada ou severa, ocorrer de modo esporádico, frequente ou permanente.
A insegurança física gerada pelo Distúrbio do Equilíbrio Corporal gera insegurança psíquica, ansiedade, depressão e pânico, podendo interferir consideravelmente na qualidade de vida e levar à incapacitação parcial ou total no desempenho das atividades sociais e profissionais.
AVALIAÇÃO
Inicialmente você precisa procurar ajuda médica, pois seu médico irá solicitar os exames necessários para investigação da sua tontura. A tontura pode ter diversas causas, dessa forma o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico.
Após passar pela avaliação do seu médico e obter os resultados dos exames necessários, este irá lhe informar se a Reabilitação Vestibular é indicada para o seu caso. Se for, você deve procurar um Fonoaudiólogo para iniciar o tratamento.
REABILITAÇÃO VESTIBULAR (LABIRINTICA)
Reabilitação Vestibular é um tratamento terapêutico voltado para pessoas que apresentam tontura e tem como objetivo melhorar o equilíbrio do paciente e eliminar ou reduzir consideravelmente os sintomas de tontura.
São realizados através do reajuste dos sinais visuais, proprioceptivos e vestibulares (equilíbrio) controlando os sintomas e permitindo que o paciente volte a executar movimentos que estava acostumado a realizar antes do surgimento da tontura.
As propostas dessa reabilitação podem ser aplicadas para qualquer faixa etária, inclusive para crianças portadoras de quadros labirínticos, havendo necessidade de adequar os exercícios à faixa etária. Esse tratamento traz muitos benefícios, pois melhora a tontura, o equilíbrio e a mobilidade, fazendo com que as quedas decorrentes da tontura sejam eliminadas ou diminuídas. Além disso, o paciente passa a ter mais segurança ao sair na rua, redução de medo e da ansiedade.
Tudo isso colabora para que o paciente tenha uma melhora importante em sua qualidade de vida.