O Centro de Avaliação e Reabilitação CAPAZ (11) 3423-5999 desde 2010 realiza avaliação e tratamento da audição, linguagem, escrita e voz. Tire as principais dúvidas sobre audição, perda auditiva, sintomas auditivos, aparelhos auditivos e tratamento da audição.
O que é a terapia fonoaudiológica?
A fonoterapia ou terapia fonoaudiológica é uma sessão terapêutica, onde são tratadas as alterações que interferem na comunicação, que foram detectadas na avaliação. São realizados exercícios específicos para estimulação da fala, linguagem, audição, voz e motricidade oral. Também são tratados problemas de aprendizagem, distúrbio de processamento auditivo central, tontura (através da Reabilitação Vestibular) entre outros. Dependendo da idade do paciente são utilizados materiais lúdicos (jogos e brinquedos) para estimulação indireta ou os exercícios são realizados diretamente, caracterizando terapia diretiva. As sessões duram de 40 à 60 minutos e podem ser realizadas mais de uma vez por semana.
Meu filho troca as letras ao falar, isso é normal?
Cada criança tem seu tempo e desenvolvimento próprio. E isso vale para o início do desenvolvimento da fala. Entretanto existe um tempo esperado para tudo. O atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem pode ocorrer por vários motivos, por exemplo, por problemas auditivos, neurológicos, genéticos, etc. Pode ocorrer também, da criança não apresentar nenhum problema orgânico que justifique esse atraso e aí devemos pensar nos aspectos ambientais e nos estímulos que são oferecidos à criança. O ideal é levá-lo a um fonoaudiólogo para fazer uma avaliação e, caso necessário, que seja iniciada a intervenção fonoaudiológica antes do processo de alfabetização, para que as trocas não interfiram na escrita.
Fico rouca com frequência, isso é normal?
Não. A voz rouca é consequência de alguma patologia, ou mal uso da voz, e não deve ser tratado como uma coisa normal, muito menos algo elegante. Existem vários motivos para a voz estar rouca, e isso deve ser investigado, pois pode ser desde uma simples gripe até um câncer de laringe. Inicialmente o médico otorrinolaringologista irá investigar a causa e, posteriormente encaminhar para tratamento fonoaudiológico, para orientação e intervenção com exercícios vocais.
Existe terapia para quem respira pela boca e ronca à noite?
A obstrução nasal pode ser provocada por doenças virais, como a gripe, os resfriados e a sinusite, ou por distúrbios estruturais, por exemplo, o desvio do septo ou a presença de pólipos no nariz. Se há uma obstrução nasal (total ou parcial) o sujeito compensará respirando pela boca. A respiração pela boca e o ronco noturno merecem atenção especial em qualquer idade. A avaliação médica e fonoaudiológica podem detectar se é de origem viciosa ou orgânica. Após a causa orgânica ser tratada, a terapia fonoaudiológica é indicada para correção das alterações respiratórias, pois visa estabelecer a respiração nasal, fortalecer a musculatura orofacial e adequar padrões mastigatórios e de deglutição, que na maioria das vezes encontram-se prejudicados no respirador oral.
O que é Processamento Auditivo?
O processamento auditivo é o conjunto de processos e mecanismos que ocorrem dentro do sistema auditivo em resposta a um estímulo acústico e que são responsáveis pelos seguintes fenômenos: localização e lateralização do som, discriminação e reconhecimento de padrões auditivos, aspectos temporais da audição, incluindo resolução, mascaramento, integração e ordenação, performance auditiva com sinais acústicos competitivos e com degradação do sinal acústico (ASHA, 1995). É o conjunto de habilidades auditivas necessárias para que o indivíduo compreenda a mensagem. É a interpretação que o cérebro faz do som ouvido.
O que é Distúrbio do Processamento Auditivo?
O distúrbio do processamento auditivo ocorre devido a uma alteração ou inabilidade na recepção, análise e processamento da informação auditiva. Pode afetar a compreensão de fala, o desenvolvimento das habilidades lingüísticas, a percepção dos sons de fala e conseqüentemente o aprendizado. Um transtorno no processamento auditivo só pode ser detectado por meio de testes específicos que avaliem a função auditiva central. Esses testes irão informar quais habilidades auditivas estão alteradas e qual o grau do distúrbio. O primeiro passo é procurar um médico otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo, pois estes profissionais saberão te orientar.
Tenho tontura ao me deitar e ao me levantar, isso é normal?
Não. A tontura é um sintoma ligado a uma perturbação do equilíbrio corporal. Ela pode ser uma sensação passageira e você nunca mais sentir, mas também pode indicar doenças crônicas que, em estágios avançados, comprometem a qualidade de vida do paciente, levando-o ao isolamento social por medo e insegurança de realizar atividades simples, como cuidar da casa ou passear com os amigos. Inicialmente você deve procurar um otorrinolaringologista para descobrir a causa dessa tontura. Após essa avaliação e intervenção, este profissional irá lhe informar se há a necessidade de iniciar a reabilitação vestibular.
O que é Reabilitação Vestibular?
A reabilitação vestibular é um recurso terapêutico aplicado como tratamento em pacientes com distúrbios do equilíbrio corporal, sendo a proposta de atuação baseada nos mecanismos relacionados à plasticidade neuronal do Sistema Nervoso Central. É um programa de tratamento realizado por exercícios, associado a um conjunto de medidas relacionadas à mudança de hábitos e esclarecimentos sobre os sintomas associados à alteração do equilíbrio, com o propósito de trabalhar o paciente vertiginoso aliviando os sintomas e aumentando seu limiar de sensibilidade para a vertigem. As propostas de Reabilitação Vestibular podem ser aplicadas para qualquer faixa etária, inclusive para crianças portadoras de quadros labirínticos, havendo necessidade de adequar os exercícios à faixa etária.
Como sei se tenho perda auditiva?
A maioria das perdas auditivas ocorre de forma tão lenta que você pode não perceber até que se torne um grande problema. Provavelmente as pessoas a sua volta perceberão primeiro. As pessoas com perda auditiva geralmente: Pedem para as pessoas repetirem; Aumentam o volume da TV; Tem dificuldade para entender o que as pessoas estão falando, principalmente quando há ruídos no ambiente; Tem dificuldade de identificar de qual direção o som está vindo e tem dificuldade de acompanhar uma conversa em grupo. Se você se identificou com algumas dessas características, você pode ter perda auditiva.
Tenho perda auditiva, o que eu faço?
O primeiro passo é procurar um médico otorrinolaringologista. Ele irá investigar o que está acontecendo e provavelmente solicitará alguns exames (como audiometria e tomografia computadorizada). De acordo com os resultados dos exames e avaliação clínica este profissional irá lhe indicar o melhor tratamento, que pode ser o uso de aparelhos auditivos ou o tratamento cirúrgico.
Como funciona um aparelho auditivo?
O aparelho auditivo é composto de um microfone que capta o som do ambiente, um amplificador que o amplifica na medida ideal para que o usuário possa ouvir melhor, e um receptor, responsável por enviar o som amplificado para a orelha do paciente. Os aparelhos também têm a capacidade de modificar alguns sons para compensar as distorções resultantes da amplificação.