Principais dúvidas sobre o uso dos aparelhos auditivos

principais-duvidas-sobre-o-uso-dos-aparelhos-auditivos

Principais dúvidas sobre o uso dos aparelhos auditivos

 

Apesar da incidência da deficiência auditiva estar crescendo muito nas últimas décadas, a maior parte das pessoas com perda auditiva ainda são muito resistentes ao uso dos aparelhos auditivos. Porém, muito disso se dá pela falta de conhecimento sobre essa tecnologia que traz tanta qualidade de vida a pessoa com surdez.

 

Seguem algumas das dúvidas mais comuns sobre o uso dos aparelhos auditivos:

 

Existe aparelho auditivo discreto?

Sim, temos diversos modelos e marcas de aparelhos no mercado e cada vez mais a tecnologia avançada permite que eles fiquem o mais discretos possível. Entretanto cada caso será analisado pela fonoaudióloga, pois a escolha do aparelho depende também das características audiológicas do paciente e das necessidades individuais. Entretanto, emas ele não serve para todos os casos.

 

Conheço pessoas que usam aparelho auditivo continuam com dificuldade de ouvir. Será que isso vai acontecer comigo?

Os aparelhos auditivos estão com tecnologia cada vez mais avançada para trazer mais qualidade sonora e menos interferência nos sons. Se a pessoa continua com dificuldade auditiva mesmo utilizando os aparelhos, alguns pontos devem ser analisados: Será que os aparelhos estão bem ajustados? Ele vai regularmente na fonoaudióloga para fazer o acompanhamento e ajustes necessários? Ele está utilizando de forma correta e constante os aparelhos? Os exames audiológicos estão corretos? Ele tem dificuldades auditivas causadas também por um processamento auditivo central prejudicado?

É preciso analisar cada caso individualmente. Muitas vezes, somente colocar os aparelhos não será o suficiente para ouvir com qualidade, será também necessário fazer uma reabilitação auditiva para que seu cérebro se fortaleça e consiga processar melhor os estímulos auditivos.

 

Não sou idoso, devo usar aparelhos auditivos?

Achar que aparelho é “coisa de idoso” é um erro muito grande. Claro que a maior parte das pessoas que tem perda auditiva são idosas, pois a perda ocorre devido processo natural de envelhecimento, tendo maior prevalência nessa população. Os aparelhos são indicados para todas as pessoas com perda auditiva onde o grau da perda auditiva que não pode ser resolvida com um tratamento médico ou cirúrgico. Ou seja, existem alguns tipos de perda que precisa de tratamento médico antes dos aparelhos serem indicados, como é o caso de infecções de ouvido, nesses casos, há necessidade de tratamento médico e não indicação de aparelho. Pode ser que após o tratamento, também seja necessário o uso dos aparelhos, mas cada caso precisa ser analisado individualmente.

 

Acho que ouço bem, no silêncio entendo perfeitamente o que as pessoas falam, posso esperar minha audição piorar para usar aparelhos auditivos?

Dependendo do grau de sua surdez, você ter mais ou menos dificuldade de compreensão. Entretanto, todas as pessoas com perda auditiva, independente do grau, devem buscar ajuda para saber se seu caso é para o uso dos aparelhos. Uma perda leve, já te deixará em privação auditiva e isso poderá trazer grandes prejuízos futuros em suas habilidades auditivas e funcionamento cerebral.

 

Com os aparelhos auditivos vou recuperar minha audição e ter uma audição normal?

Aparelhos auditivos são dispositivos eletrônicos. Eles não possuem a capacidade de melhorar sua perda auditiva e nem de piorá-la. Porem, com o avanço da tecnologia, os aparelhos são capazes de melhorar significativamente a qualidade sonora, trazendo audibilidade e muita qualidade de vida.

 

Tenho perda auditiva somente em uma orelha, preciso de aparelho auditivo?

Sim, pois é importante ouvir com as duas orelhas. A audição binaural trará maior qualidade de vida, pois você terá menos esforço auditivo, conseguirá fazer uma melhor localização da fonte sonora, terá melhor compreensão de fala em ambientes ruidosos, além de não ficar em privação auditiva. Entretanto, em perdas unilaterais, há necessidade de analisar o grau da perda e as particularidades de cada caso. Dependendo do grau da perda, outras indicações podem ser indicadas, como por um aparelho auditivo conhecido como CROS.

 

Quanto custa um aparelho auditivo?

Existe uma grande variação de preço, dependendo de região do país, modelo, tecnologia, acessórios, etc. A faixa atual é em torno de 4 e 18 mil reais por aparelho. A escolha do aparelho será realizada na consulta com a fonoaudióloga, onde ela analisará os exames audiológicos do paciente, suas necessidades individuais e também o quanto o paciente consegue investir nos aparelhos. A escolha na verdade é realizada entre profissional e paciente.

 

O plano de saúde dá cobertura a aparelhos auditivos?

A agência nacional de saúde não obriga as operadoras a cobrir custos com aparelhos auditivos. Entretanto, alguns poucos planos de saúde têm essa cobertura total ou parcial. Você precisa entrar em contato com seu plano, e caso ele tenha essa cobertura, se informar sobre a documentação que deve ser enviada para cobertura, para que sua fonoaudióloga lhe ajude nisso.

 

Como conseguir um aparelho auditivo gratuito?

A porta de entrada para conseguir os aparelhos pelo SUS é através da Unidade Básica de Saúde próxima à sua casa, que irá lhe direcionar para os  centros de saúde auditiva do SUS. O programa de saúde auditiva no Brasil funciona razoavelmente bem, fornecendo tanto aparelhos auditivos quanto de implantes cocleares.

 

Fale conosco e saiba mais informações!
Ouvir bem faz toda a diferença.

 

Capaz-Logo

 

(11) 3423-5999(11) 94972-5999 WhatsApp